quarta-feira, 25 de março de 2015

POR QUE FAZER UM CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS.


Saber como agir imediatamente após um acidente pode salvar vidas – de conhecidos e desconhecidos.


Você sabia que deixar de prestar socorro a uma pessoa acidentada, caso se tenha condições de fazê-lo, é crime?
Logo, este texto não é de utilidade apenas para almas bem intencionadas, mas também para todos que não querem ser encarcerados inesperadamente (embora nem a imaginação mais fértil possa fantasiar essa situação). Eu desconfio que pouquíssimas pessoas consideram realizar um curso de primeiros socorros. Eu, particularmente, não conheço ninguém com essa intenção e devo admitir que também nunca tive a ideia vagando pela minha cabeça.

Mas, se pensarmos que algumas aulas dessas podem nos tornar capazes de salvar vidas, será que não iríamos pensar diferente? Imagine uma pessoa muito querida sofrendo um acidente na rua e sendo salva por um anônimo, você não seria eternamente agradecido a esse desconhecido? Não iria agradecer a Deus, ou quem quer que seja, por ele ter feito um curso de primeiros socorros e ter tido a competência de promover a sobrevivência do ente querido?
Num curso desses, aprende-se como lidar com parada cardíaca, asfixia, convulsões, desmaios, hemorragias, fraturas, queimaduras, infartos e outras diversas situações semelhantes, tornando o aluno apto a fazer um pré-atendimento hospitalar de qualidade e encaminhar o indivíduo (que pode muito bem ser um conhecido seu) com segurança para um lugar onde ele receberá atenção de profissionais. Por saber o que fazer evita-se também o nervosismo e possíveis agravos na situação da vítima por conta de uma manipulação equivocada.
Toda pessoa que estiver prestando atendimento de primeiros socorros deve, antes de tudo, atentar para a sua própria segurança.
O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconsequentes, que acabem  o transformando em mais uma vítima.
A seriedade e o respeito são o primeiro passo para um bom atendimento de primeiros socorros. Para tanto, evite que a vítima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informações pessoais de quem você prestou atendimento.


Observação: Nunca deixe de ao menos chamar o socorro em uma situação de emergência. Pode acontecer de não estar pronto a socorrer a vítima, mas isso não é motivo para abandonar a pessoa a própria sorte.
As vezes só o fato de chamar socorro especializado já pode salvar uma vida. E além disso, te livrará de problemas na justiça por causa de uma possível omissão de socorro.


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.